sexta-feira, 11 de abril de 2014

Flipped Classroom

Um dos conceitos interessantes apresentados pela Professora Adriana Ramos na disciplina de Tecnologias é o flipped classroom - no português sala de aula invertida. De acordo com o site porvir.org., este termo é caracterizado como "o nome que se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Com ela, os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas, por meio de videoaulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. A sala de aula é usada para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. O professor aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e estimular discussões". 

O Curso de Idiomas Virtual , local de meus fazeres docentes, utiliza-se, em parte, dessa mesma estratégia: os alunos recebem as indicações das tarefas e de todo o conteúdo gramatical a ser estudado (presentes no livro ou na plataforma virtual) e , no encontro virtual semanal , esses são colocados em prática. 

Visto a questão do pouco tempo de contato com o tutor- uma hora semanal, "inverter" a sala de aula para os alunos parece ser algo muito interessante e produtivo. No entanto, ressalto sempre que, falando de novas tecnologias, há de se considerar as movimentações em relação ao lugar do professor no processo de aprendizagem. Não se deve objetivar, com isso, uma substituição da figura docente em ministrar os conteúdos e exercitá-los com a turma. Assim sendo,o flipped classroom é mais uma das possibilidades de estimular a autonomia discente, tendo no apoio pedagógico do professor um direcionamento dos caminhos da aprendizagem a serem tomadas. 

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