sábado, 28 de setembro de 2013

Slides Plataforma ADOBE-24 de setembro- Uma primeira reflexão sobre a melhora da minha prática

Operar a Plataforma Adobe Connect é quase um trabalho Hercúleo... Bendita seja a equipe do Helpdesk da Trompowsky cuja máxima missão é a de ajudar os alunos a navegar no ambiente virtual e garantir o sucesso das nossas atividades. 


Nunca me agradou o uso das novas tecnologias;  no entanto, com esse meu novo  lugar de professora que (não??) conhece seus alunos por uma câmera , preciso de fato estar adaptada aos benefícios que a mesma pode oferecer. É, aqui, minha única opção em ser docente!

Como explicitado na postagem de 23 de setembro, o Adobe Connect é uma plataforma de interação na qual a famosa "aula " vira uma web conferência. Das suas residências ou de qualquer outro lugar, a partir do uso de um computador, headset e internet banda larga, os alunos podem ingressar nesse espaço¹ e participar da atividade programada do dia.

As possibilidade de escrita no Adobe parecem pouco atrativas e , por muitas vezes, faltou-me o famoso "quadro negro" (ou branco, em tempos de canetas mágicas e cuidados com a saúde do professor). O local destinado aos apontamentos da sala virtual aparentam não favorecer a visualização e a escrita do professor, que tem de anotar rapidamente enquanto fala....

Por várias vezes vi que os escritos figuravam de maneira desorganizada e confusa.....

Cito Pires (  , página 10): "aprender a ser professor é algo que acontece no processo, devido à aliança que se estabelece entre a teoria e a prática".  Considerando tal afirmação, acredito estar inserida num processo de ser professora operante de práticas de virtualização e que vem buscando  melhorias de seus fazeres , ainda que estes sejam de cunho "tecnológico".


Com isso, lancei-me em busca de soluções  a fim de  organizar melhor meu ambiente virtual,e consequentemente, corroborar com o aprendizado dos alunos. Assim sendo, produzi dez slides sobre os marcadores temporais de passado (segui a tabela proposta na página 72 do livro ECO)  e organizei-os de modo a favorecer o entendimento e o trabalho com os marcadores.

O interessante do material resultante foi a capa: um diálogo entre dois militares em forma de desenho animado.A capitã dá o comando: ¿Vamos a estudiarlos? e o Capitão responde: ¡Sí,  señora! 

Nesse sentido, jogo com esses papéis de tutora-civil e aluno-militar: na construção desse novo espaço de enunciação,fixado num ambiente militar (.eb), mas com características e relações diversas da do espaço físico.Uma realidade. Ainda militar. A tutora -civil ora é civil, ora é a senhora militar, ora é a Caxias que cobra , ora é a tutora "buenita" que lembra aos alunos as tarefas que esqueceram...

Quem sou eu nesse processo? Pela ampla vontade de estar nesse mundo militarizado e de farda, insiro-me de modo intenso no imaginário verde-oliva que já não me limito apenas a dizer:sou tutora, mas, servindo-me da designação de direito em meu contrato, uso: sou tutora civil do Exército Brasileiro. Certa vez um aluno relatou-me que sou a paisana mais milica vista até hoje por ele. Decerto, as limitações entre o civil e o militar pairam em meus pensamentos. Por várias razões. Adiante.

Retomando a questão da organização: a partir da utilização do recurso do Power Point, os alunos conseguiram contemplar melhor o conteúdo e visualizá-lo com mais exatidão. Prova disso foi o feedback de um aluno, após a pergunta: o que você achou da introdução dos slides na aula ?:

1- boa noite ana,
Ah na "Web Aula", sim, melhor com os slides....
2- Achei os slides legais ... da a impressão do conteúdo ficar mais organizado. Não que não estava antes. Mas como sugestão, você poderia nos mandar os slides após cada aula Assim a gente se lembra mais ou menos qual foi a espinha dorsal da matéria tratada
Seguimos nas melhorias de nossas práticas!















¹ O acesso à sala é dado mediante autorização do tutor, através do link  "Sala virtual", presente no Ambiente Virtual de Aprendizagem . Cada aluno possui o seu horário de aula , previamente combinado no início do curso. Caso haja algum impedimento de assistência no horário concertado, o tutor pode permitir o ingresso do aluno em outro momento de aula. No entanto, essa prática não é permitida pela coordenação do curso e evita-se ao máximo que alunos de outros grupos possam ter aulas que não sejam de seus horários iniciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário