Aluno: "Trabalio en el Ejército"
Ana:- A ver ... Traba....
Aluno: "La jota, la jota, trabajoooo"
"Você é muito Caxias,Pró!"
Eis a frase que norteou o meu pensamento na segunda -feira , dia 23 de setembro, e me fez pensar a respeito do objeto e escopo teórico de minha pesquisa: a fonética/fonologia e a intervenção da correção de pronúncia/ palavra do aluno. Pronúncia: como ensiná-la e intervir no processo de aprendizagem de uma LE? Corrige, deixa passar, sinaliza alguns erros e silencia outros, explica, estimula a repetir, solicita ao colega que repita, envia materiais de apoio, laboratório de fonética em espanhol (http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html)....
O que fazer para ensinar pronúncia e corrigir palavras?
Além das questões de pronúncia, a qualificação "caxias" trouxe à baila questões de formação de identidade enquanto professora civil no meio militar. Inicio o trabalho na Fundação Trompowsky ainda na Argentina (quando eu era bolsista de iniciação à docência e aluna da Universidade Nacional de Tucumán), após intensa seleção na instituição. Lembro-me ainda da primeira aula que dei: não sabia manipular as ferramentas do Adobe Connect ¹ e nenhum aluno meu falou... Eles seguiram as minhas instruções sobre o curso e o uso da plataforma ( bom, tentei, porque eu mesma estava desesperada em ter de operar todo o maquinário, lidar com problemas de áudio, falar, seguir o plano...).
Ao longo desses seis meses com os alunos, tive de fixar-me enquanto profissional de ensino de língua espanhola e passar a credibilidade a um público exigente e ansioso por aprender. Militares fora do contexto militar (em suas casas ou até em seus quartéis, mas em outro momento- de la clase de español) , no entanto, não deixam de ser militares nas falas, nos pensamentos, na maneira do tratamento..
Resumindo: Aliei a imagem mulher-jovem-professora recém-formada a alguém em que eles pudessem confiar o aprendizado do espanhol. E estar na Argentina foi um ponto positivo,uma vez que, inserida no contexto de um país hispanohablante, forneci o ideário imagético de confiança do que poderia ser certo na hispanidade....
Talvez por muitos momentos eu possa ter me tornando exigente demais a ponto de receber a designação "Caxias", por estabelecer muitos contatos com os alunos e cobrar dos mesmos comprometimento e zelo com as tarefas a serem realizadas (lá vem o email da professora com a web de la semana, trabajos extras)...
Sigo construindo essas relações, mediadas por um computador....
¹Considerações sobre o Adobe Connect:
O Adobe® Connect™, derivado do produto anteriormente conhecido como Macromedia Breeze, é um sistema seguro e flexível de comunicação via Web que permite aos profissionais de TI dar suporte e estender a funcionalidade do Adobe Acrobat® Connect Professional para fornecer soluções de comunicação empresariais via Web para treinamentos, marketing, conferência empresarial na Web e colaboração on-line.
¹Considerações sobre o Adobe Connect:
O Adobe® Connect™, derivado do produto anteriormente conhecido como Macromedia Breeze, é um sistema seguro e flexível de comunicação via Web que permite aos profissionais de TI dar suporte e estender a funcionalidade do Adobe Acrobat® Connect Professional para fornecer soluções de comunicação empresariais via Web para treinamentos, marketing, conferência empresarial na Web e colaboração on-line.
Estas soluções estão disponíveis através de assinatura hospedada, para simplificar o gerenciamento, ou como um software licenciado que pode ser implantado atrás do firewall.
Alargar o ensino para além da sala de aula.
Ensinar, aprender e colaborar a partir de qualquer distância, em qualquer momento, com tecnologia integrada que é fácil de usar e acessar. De eficiência administrativa de aumentar a sala de aula em todo o mundo, o software Adobe ® Connect ™ 9 fornece uma plataforma poderosa para o aprendizado e a comunicação distribuída
Fonte: http://www.adobe.com/br/products/connect/
http://www.adobe.com/education/products/adobeconnect.edu.html?showEduReq=no
Nenhum comentário:
Postar um comentário