segunda-feira, 23 de setembro de 2013

20 de setembro

Hoje,sexta-feira, vinte  de setembro, continuo na organização do meu pensamento em relação ao meu problema de pesquisa... Realmente, uma pesquisa é a (in)solução de problema! 

Gostaria de deixar duas palavras sobre o título do blog "Minha vida de CIVética" e relatar um pouco da minha atual prática profissional: sou tutora civil (Espanhol) na Fundação Trompowsky e atuo no nível A1 do idioma hispânico. Tenho 75 alunos divididos em duas turmas (1B e 1E), os quais considero  grandes parceiros de trabalho. 

   Ingressar nesta Instituição representa muito mais do que uma conquista profissional: é uma grande realização pessoal , visto o desejo de minha parte em  ser professora  militar no nobre Exército Brasileiro.... ( "Sonhos que movem a nossa vida")... 

 O público-alvo a que se destina o curso constitui-se de militares de carreira da Força Terrestre, oriundos de diferentes lugares  do território nacional, com objetivos bastante similares: aprovar a proficiência EPLE /EPLO¹ para participar de missões no estrangeiro e conseguir pontos para a promoção. 

A relação com os alunos é .. digamos... peculiar: sinto-me numa presença -ausente, já que não os conheço pessoalmente (somente um- encontrado ao acaso), mas estabeleço uma interação  por uma imagem em uma câmera... Explico: uma vez por semana, temos um encontro virtual, no qual realizamos a aula  a partir de uma dada situação específica em consonância com conteúdos das unidades.

Passo a uma breve descrição do curso, a fim de exemplificar  melhor as colocações:

O nível 1 é composto por oito unidades, com cinco etapas diferentes em cada uma delas: Prática de Gramática, Expressão Escrita, Expressão Oral,Compreensão Auditiva e Compreensão Leitora. O discente deve realizar todas as atividades dos citados grupos de habilidades linguísticas  em um dado período de tempo, visando corroborar com seu avanço no estudo do Espanhol.Conforme exposto anteriormente, temos um horário de conferência a cada semana, pelo qual se estabelece maior proximidade comigo e com os companheiros de turma.


Quando relato minha prática a outros colegas, todos ficam perplexos diante da situação e o grande questionamento é: Ana, mas dá certo? Eles conseguem aprender? Todo mundo fala, vê, ouve?

Sim!!! Eles conseguem aprender (pelo menos eu considero a resposta afirmativa).  E é impressionante como as relações começam a se construir a partir dos contatos pelas mensagens na plataforma,pelos emails trocados, pelas webs, pelos fóruns.. É uma distância tão próxima... Eles estão tão longe (alunos em Marabá, Caxias do Sul,Recife, Paraná, Minas Gerais, Taubaté, Belém, Altamira, Santa Maria, Rio de Janeiro,Divinópolis, Salvador , Haiti, Goiânia... ) e tão perto quando me escrevem, quando produzem, quando se importam com o conteúdo... 

Essas são as "distâncias"dirimidas  pela tecnologia.



¹ O Exame EPLE/EPLO constitui-se de testes orais e escritos realizados pela equipe de Espanhol do CEP/FDC visando ao aferimento das competências orais , escritas e auditivas dos militares de carreira. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário