quinta-feira, 5 de junho de 2014

Gêneros textuais e letramento crítico

A disciplina da professora Glória Quélhas foi de grande importância para a ampliação de meus conceitos a respeito do tema gêneros.  Na formação inicial, voltada às questões da compreensão leitora, explorei bastante a questão do gênero pela ótica bakhtiniana. Nesse curso, pude perceber outros autores e ideias que dialogam ou contrapõem com  as ideias do filósofo russo.
Um dos textos sugeridos na bibliografia e trabalhados em sala foi o do professora Rosinda Ramos intitulado: “Gêneros textuais : uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos , norteador da elaboração da unidade didática, requisito final para a aprovação na disciplina.
                O texto, resultante de dois workshops apresentados nos Seminários Nacionais de Inglês Instrumental em 1999 e 2000, objetiva estabelecer trabalhos com o gênero em sala de aula – nesse caso, nas aulas de línguas- a partir de um enfoque discursivo. A autora toma a definição de gêneros a partir dos postulados por Martin (1984, 2000), Swales (1990) e Bhatia (1993,2001) . Para Martin (1984:25 apud RAMOS, 2004:110) compreende gênero sob a perspectiva sistêmico-funcional de Halliday e o define como “ uma atividade direcionada por objetivos e propósitos realizada em estágios e na qual os falantes se engajam como membros de nossa cultura”.
                Por sua vez, Swales (1990 apud RAMOS, 2004: 11) compreende o conceito de gênero como “eventos comunicativos, com propósitos compartilhados por membros de um determinado grupo, ou seja, uma comunidade discursiva”. Cabe ressaltar, na definição do mencionado linguista as noções de comunidade discursiva e propósito comunicativo, que, de fato, influenciam nas eleições léxico- gramaticais presentes nos gêneros e servem de norte para a elaboração de questões.

Bhatia (1993) amplia o conceito de gênero proposto por Swales (1990) e acrescenta a possibilidade de um mesmo gênero indicar outros propósitos comunicativos pelas escolhas individuais do escritor.

Tendo em vista a discussão teórica acerca do conceito de gêneros, Ramos (2004) elenca, também, três importantes para a elaboração de atividades de trabalho com os gêneros: apresentação, detalhamento e aplicação.

Na etapa de apresentação , Ramos (2004: 118) 

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