A disciplina da professora Glória Quélhas foi de grande importância para
a ampliação de meus conceitos a respeito do tema gêneros. Na formação inicial, voltada às questões da
compreensão leitora, explorei bastante a questão do gênero pela ótica
bakhtiniana. Nesse curso, pude perceber outros autores e ideias que dialogam ou
contrapõem com as ideias do filósofo
russo.
Um dos textos sugeridos na bibliografia e trabalhados em sala foi o do
professora Rosinda Ramos intitulado: “Gêneros textuais : uma proposta de
aplicação em cursos de inglês para fins específicos , norteador da elaboração
da unidade didática, requisito final para a aprovação na disciplina.
O texto, resultante
de dois workshops apresentados nos
Seminários Nacionais de Inglês Instrumental em 1999 e 2000, objetiva
estabelecer trabalhos com o gênero em sala de aula – nesse caso, nas aulas de
línguas- a partir de um enfoque discursivo. A autora toma a definição de
gêneros a partir dos postulados por Martin (1984, 2000), Swales (1990) e Bhatia
(1993,2001) . Para Martin (1984:25 apud RAMOS, 2004:110) compreende gênero sob
a perspectiva sistêmico-funcional de Halliday e o define como “ uma atividade
direcionada por objetivos e propósitos realizada em estágios e na qual os
falantes se engajam como membros de nossa cultura”.
Por sua vez, Swales
(1990 apud RAMOS, 2004: 11) compreende o conceito de gênero como “eventos
comunicativos, com propósitos compartilhados por membros de um determinado
grupo, ou seja, uma comunidade discursiva”. Cabe ressaltar, na definição do
mencionado linguista as noções de comunidade discursiva e propósito
comunicativo, que, de fato, influenciam nas eleições léxico- gramaticais
presentes nos gêneros e servem de norte para a elaboração de questões.
Bhatia (1993) amplia o conceito de gênero proposto por Swales (1990) e
acrescenta a possibilidade de um mesmo gênero indicar outros propósitos
comunicativos pelas escolhas individuais do escritor.
Tendo em vista a discussão teórica acerca do conceito de gêneros, Ramos
(2004) elenca, também, três importantes para a elaboração de atividades de
trabalho com os gêneros: apresentação, detalhamento e aplicação.
Na etapa de apresentação , Ramos (2004: 118)
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