quinta-feira, 8 de maio de 2014

Podcast ou gravação de áudio: o fim de uma saga conceitual

Na busca pelo feedback relevante sobre os materiais gravados de meus alunos, por diversas vezes, ao longo da formulação do projeto de pesquisa, não sabia bem como conceituar o material: podcast ou gravação de áudio? Uma saga conceitual....


Vamos às definições encontradas:


"Podcast é o nome dado a uma página, site ou local onde os ficheiros de áudio 
estão disponibilizados para download; podcasting caracteriza-se como o ato de gravar 
ou divulgar os ficheiros na Web e podcaster é o indivíduo que produz, o autor que grava 
e desenvolve os ficheiros no formato de áudio "(Bottentuit Junior & Coutinho, 2007). 

"Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído". (Wikipedia)

 Para nós, podcast é melhor definido como o próprio arquivo de áudio, publicado e disponível 
para download, “um ficheiro áudio digital” (Carvalho, 2010). Nesse sentido, propomos 
nossa discussão em torno do podcast como uma das mais recentes configurações entre 
os formatos sonoros disponíveis na web". (Furtoso e Gomes, 2008)

Apesar da definição de Bottentuit Junior e Coutinho versarem a respeito do podcast como página ou site repositório de arquivos de áudio, seguimos o pensamento de Furtoso e Gomes (2008), no qual aborda que o podcast seria o próprio arquivo de áudio, publicado e disponível para o download do professor. Ainda que a publicação  e distribuição do podcast em nosso locus de pesquisa não seja  de forma massiva e atualizada por um feed RSS¹, o conceito podcast alcança as produções dos alunos: estes  produzem o material e o compartilham com o professor. Há , portanto, um compartilhamento mesmo que de forma unidirecional e, por este argumento, pode-se enquadrar as gravações dos alunos como podcasts. 


¹ Um feed RSS permite a "assinatura" digital a algum conteúdo a ser seguido na rede. Quando há alguma atualização de conteúdo vinculado a uma página.,ocorre, através do feed, um envio de notificação - geralmente por e-mail- ao assinante do conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário