domingo, 4 de maio de 2014

Motivação- Introdução / Justificativa

A pesquisa é a viagem e os pesquisadores os viajantes. De algo que pode ser refutado ou comprovado. Finito ou infinitivo. 

Por que a minha pesquisa? Por que pesquisar gravações de áudio por militares? 

Quem sou eu , Ana, nesse processo todo? 

Nenhuma escolha parece ser intencional. E escolher a oralidade,  num meio militar passa por questões afetivas, sim! Ah! Se o mundo soubesse ,de fato, toda a trajetória de estar aqui... Se as formalidades acadêmicas me permitissem por apenas um momento expressar o verdadeiro impulso e revelar o real recorte da investigação... 
Somente tenho uma coisa a dizer: Obrigada, Deus. Até nas dificuldades o Senhor me mostrou a sua fidelidade.

Agora, entra em cena a Ana acadêmica: 

Como discente da UERJ, vivenciei poucos momentos de teorização acerca da destreza oral e como desenvolvê-la com os alunos. Minha formação foi direcionada mais a compreensão leitora , foco da Universidade. Mas nem por isso a qualifico mal. Nem de longe. A UERJ foi/é um espaço de intensos trabalho e conta com corpo docentes altamente qualificado nas discussões do ELE. 

No entanto, a lacuna a respeito da oralidade ficou. E hoje,eu , enquanto professora , nesse espaço virtual, percebo o quanto preciso ainda me atualizar a respeito do fazer com a questão da destreza oral. Numa guerra, a melhor compreendida (ou a mais necessária ).Os desejos de meus alunos pairam sobre esta. Tê-la, dominá-la, conhecer suas estruturas. O uso , talvez , venha depois. Para a maioria , língua é uma estrutura  que se aprende preenchendo mil "huecos". 

 Interessante ver que a fala se refere a um objeto estratégico comunicativo para um momento de tensão. "É a língua de um possível inimigo, professora". Quantas vezes já não ouvi isso em sala... A célebre afirmação "hablas español?" parece aqui ganhar muita força em minha prática. 

Com isso, tomei por objeto de pesquisa esse material gravado, que, podendo ser conceituado por podcast (ainda que não seja num compartilhamento massivo) , é uma ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento da destreza oral. 

Há de se considerar, aqui, que o podcast gravado pelos alunos não substitui a interação face a face, que aparenta ser profícua na aprendizagem de uma língua estrangeira. Em outros termos, Tomaremos na presente pesquisa o podcast como recurso auxiliar, visto que consideramos a interação oral síncrona um momento indispensável na ensinagem do ELE. 





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