Pensando a construção do sumário da monografia : no primeiro capítulo, apresentarei um breve percurso a respeito do ensino de línguas (com ênfase na questão do espanhol) no Exército Brasileiro (doravante EB). De fato, a necessidade bélica em adentrar novos espaços, aliados ou inimigos, corroboram para a questão da (falta de) comunicação entre pessoas . Sabe-se que a interceptação de mensagens cifradas dos nazistas pelos americanos colaborou com a vitória dos aliados sobre os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Outro fato interessante a respeito da ensinagem de línguas derivada do âmbito castrense é o surgimento do método audiolingual , contemporâneo à ocorrência dp conflito mundial. Desse modo, o primeiro capítulo da monografia será dedicado à trajetória do ensino de línguas no EB, na busca por compreender como esta se desloca do espaço presencial ao virtual e, consequentemente, direciona um novo olhar a esses sujeitos envolvidos na ensinagem do espanhol. A partir dessa movimentação, novas considerações surgem a respeito do material didático e de ferramentas capazes de instrumentalizar a aprendizagem espanhol no ambiente virtual.
A gravação de áudio, defendida por nós como profícuo suporte oral no desenvolvimento da habilidade oral, é um dos componentes do novo espaço em que sujeitos , alunos e professores se inserem no intento de lidar, pela mediação do computador, com a interatividade cibernética. E o feedback a esse material certamente se mostra relevante nos fazeres de quem se destina (aventura) a ensinar de forma on line.
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