domingo, 9 de fevereiro de 2014

Construção do sumário

Pensando a construção do sumário da monografia : no primeiro capítulo, apresentarei um breve percurso a respeito do ensino de línguas (com ênfase na questão do espanhol) no Exército Brasileiro (doravante EB). De fato, a necessidade bélica em adentrar novos espaços, aliados ou inimigos, corroboram para a questão da (falta de) comunicação entre pessoas . Sabe-se que a interceptação de mensagens cifradas dos nazistas pelos americanos colaborou com a vitória dos aliados sobre os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Outro fato interessante a respeito  da ensinagem de línguas derivada do âmbito castrense  é o surgimento do método audiolingual , contemporâneo à ocorrência dp conflito mundial.  Desse modo, o primeiro capítulo da monografia será dedicado à trajetória do ensino de línguas no EB, na busca por compreender como esta se desloca do espaço presencial ao virtual e, consequentemente,  direciona um novo olhar a esses sujeitos envolvidos na ensinagem do espanhol. A partir dessa movimentação, novas considerações surgem a  respeito do  material didático e de  ferramentas capazes de instrumentalizar a aprendizagem espanhol no ambiente virtual. 

A gravação de áudio, defendida por nós como profícuo suporte oral no desenvolvimento da habilidade oral, é um dos componentes do  novo espaço em que sujeitos , alunos e professores se inserem no intento de lidar, pela mediação do computador, com a interatividade cibernética. E o feedback a esse material certamente se mostra relevante nos fazeres de quem se destina (aventura) a ensinar de forma on line

Gravação de aúdio

Em conformidade com as leituras e a conceituação postada anteriormente, defino  o material formador do corpus de análise da presente investigação uma gravação de áudio e não mais podcast, posto que  o mesmo não apresenta relação direta com o atualizador RSS . Além disso, a gravação de áudio  não é compartilhada a terceiros no contexto do curso CIV, critério apontado na designação "podcast": pod- derivado de ipod (produto da Apple) e  - cast- oriundo de brodcast-  "compartilhamento".